Emocional

Faz tempo que não escrevo, ultimamente tenho corrido muito... mas quem não corre?
Vi, no lado esquerdo da página principal do meu blog o título do texto que eu postaria aqui futuramente - "emocional". O futuro foi ficando distante e resolvi fazer dele hoje presente.
A idéia é fazer uma defesa das emoções. Sei que isso não vai agradar a todos, mas preciso falar o que penso. Vejo muita gente valorizar a razão. Isso acontece em vários lugares: na universidade, entre meus amigos, na igreja. Isso na verdade nem é uma discussão recente. Desde que o homem é homem a razão é debatida e defendida, vejam-se os filósofos da Grécia Antiga.
Não acho a razão ruim e nem quero aqui contestá-la. Apenas vejo que nós não somos apenas seres racionais temos as nossas emoções também e acredito que elas não devem ser sempre reprimidas. Aquilo que eu sinto também é importante, e pode me indicar várias coisas. A minha emoção pode até ajudar a minha razão.
Não quero dizer com isso que devemos sair por aí guiados pelo que sentimos ("siga o seu coração" - talvez a frase mais comum nos filmes de Hollywood), mas quero dizer que não devemos cair em um outro extremo e condenar as emoções.
"Só devo agir racionalmente...etc etc" É esse pensamento que eu quero rejeitar aqui. O que sinto pode me ser muito util. Várias vezes eu percebo coisas, não porque cheguei a um raciocíneo lógico que me levou àquela conclusão, mas simplesmente porque senti.
Acredito que quando a gente pensa nas nossas emoções submetidas a Deus, maior ainda são as chances delas nos dizerem algumas coisas. Nos indicarem quando fizemos algo errado - geralmente ficamos tristes com isso, não é? Nos mostrarem quando fizemos algo certo - ufa! que alívio... parece que tiramos um peso de nossas costas. Existem tantas possibilidades daquilo que as nossas emoções podem nos indicar... arriscaria dizer que não tem fim, porque a nossa vida inteira vivemos "tantas emoções" (como diria Roberto Carlos - aiai... já tá ficando meio piegas..rs)
Enfim, se faço essa defesa das emoções é porque vejo que elas comumente têm sido tachadas como algo negativo. Acho esse julgamento muito injusto e quis mostrar aqui que elas são importantes na nossa vida sim. Aliás seria muito chato viver sem sentir nada.

Comentários

jupepper disse…
olha ... naõ tinha lido esse post ainda ...
huum ... seria mt chato mesmo viver sem sentir ... mas acho que devemos ser mt cautelosos ... afinal, o coração do homem é enganoso...
bj
Lily disse…
Amiguita! Sim.. Deus ten me ensinado ultimamente esta questão de valorizar as emoções! De aprender a expor mais o que sinto de verdade e não omiti-las e tragá-las pela razão.
às vezes, queremos ser reacionais demais e nos esquecemos que somos pó! Também, sentimos e Deus tem sentimentos , logo nos fez criaturas de sentimentos também...
linguagens de amor diferentes... rs
Um bjão

Postagens mais visitadas deste blog

Fundo de Tela

Rastro de flores

Por que continuo crente em 2021?