Pendências - Parte 1:: Uma aventura à coreana



Para se contextualizar: no meio do ano de 2007, aconteceu em Busan, Coréia do Sul , uma conferência mundial que reuniu estudantes universitários de várias partes do mundo - Campus Mission 2007, ou vulgo CM. O que nos uniu? O amor de Deus. Nosso objetivo? Torná-lo conhecido em toda a Terra.


Então,
não sei se alguém ainda insiste em ler esse blog na esperança de uma nova postagem... que há meses não vem...
Mas resolvi hoje que começarei a diminuir as minhas pendências nesse espaço. Preciso começar de onde parei... e isso me lembra a viagem alucinante de 12 dias para a Coréia.

Pense em uma aventura em várias línguas e culturas... talvez por aí você consiga captar o que foi essa viagem. Nossa tragetória teve como ponto de partida o Rio de Janeiro e incluiu Frankfurt, Pequim e finalmente Busan, na Coréia do Sul. Essa 1ª pessoa no plural, que uso e ainda vou mencionar aqui é composta por cariocas, cearenses, paulistas, recifences e a Stella, que não me lembro agora qual o estado de nascimento...

Pois bem, a nossa chegada em Busan se deu pela noite. Já nos encontrávamos literalmente do outro lado do mundo, com uma diferença de 12 horas no fuso, comparado com o Brasil. Estava como muito sono, pois mal dormira nas longas viagens de avião (o trecho Frankfurt-Pequim, aliás, nos rendeu uma inesquecível experiência antropológica, digna de um post exclusivo), por isso depois de chegar ao hotel que nos hospedou fui dormir o doce sono dos justos, para recarregar as energias para os dias que seriam os mais intensos que já vivi.

Não irei retratar aqui minunciosamente cada dia... até porque não sei se a minha memória seria tão fiel. Mas vou destacar algumas das coisas que mais me marcaram, a começar pela comunicação. Eram pessoas de mais de 120 países, mas incrivelmente conseguimos nos comunicar muito bem. Eu que no Brasil sempre me envergonho de balbuciar algumas palavras do meu inglês básico, tomada pelo clima global, falava empolgadamente com pessoas de vários lugares, sem me importar com os meus evidentes erros. O importante era se comunicar, servia um inglês basiquinho como o meu, serviam as mãos, gestos e mímicas também. Nem todos os coreanos falavam inglês, mas eles conseguiam se conectar com as pessoas mesmo assim, nem que fosse só para tirar uma foto. "Brasil, Kaká, Ronaldo!!!" - o grupo de brasileiros no CM ouviu muitas frases como essas acompanhadas de sorrisos que nos pediam uma "picture!!!" (=foto!!!)

Os coreanos têm muitas características admiráveis. Eles são super dedicados, vários voluntários trabalharam muito para que a conferência tivesse uma infraestrutura que desse conta dos 18 mil estudantes ali reunidos. São muito hospitaleiros também. No nosso dia de folga, eu e mais duas amigas brasileiras, andamos pelas ruas de Busan guiadas pacientemente por duas coreanas muito fofas! Elas tiveram que agüentar as nossas milhares de perguntas e mediar as nossas conversas com os comerciantes. Foi um dia muito divertido, me senti muito acolhida, apesar de estar em um lugar tão distante e diferente de casa.
O gosto deles é apimentado. Nesse mesmo dia fui lanchar no KFC e, com o meu inglês que já espliquei como é, tentei explicar para a atendente que eu queria um hambúrguer sem pimenta.... pois então o lanche mais "leve" que tinha lá ainda assim fez a minha língua arder. Depois de andar muito, as coreanas que nos acompanharam resolveram nos pagar uma sobremesa. Entramos em uma lanchonete muito lindinha, nos estilo de sorveteria. A guloseima consistia em frutas picadas, leite, gelo raspado e feijão doce! Comi tudinho, mas confesso que foi muito estranho comer um feijão doce.

Fora as inúmeras experiências culturais que tivemos, o CM foi também um tempo muito bom para adorar a Deus. Sim, eu sei podemos fazer isso em todos os lugares. Mas a sensação de estar com cristãos de centenas de países louvando, orando, conversando... puxa, isso é indescritível. E com certeza é o que mais me marcou nessa viagem.
Tem muito mais coisas que aconteceram nesse dias tão intensos, em que acordávamos cedinho para as programações e não tínhamos pena de dormir bem tarde depois de várias conversas com pessoas que íamos conhecendo a cada dia. Mas meu relato vai ficar por aqui. E só de relembrar fiquei com saudades.

Comentários

jupepper disse…
sim, ainda há pessoas que visitam seu blog na esperança de um novo post... [hehe]
que continue...
bj

Postagens mais visitadas deste blog

Fundo de Tela

Rastro de flores

Por que continuo crente em 2021?