Air China... um vôo para o outro lado do mundo

Como a China está na moda (até virou tema do catálogo de modas da C&A), resolvi escrever aqui como foi o meu primeiro vôo em um avião chinês (e provavelmente um dos únicos, hehe). Na última postagem falei sobre a aventura que vivi na Coréia do Sul e essa viagem foi o motivo pelo qual passei pela China. Nosso trajeto de vôo incluiu o trecho Frankfurt - Pequim. Até então nossa viagem estava bem "normal". Sim, estar na Alemanha, não é a mesma coisa que estar no Brasil, mas nós nem saímos do aeroporto em Frankfurt, e andávamos o tempo todo juntos. Entrar no avião que partia rumo a Pequim foi o que fez cair a ficha para mim: eu começava a entrar em contato com uma outra cultura - a oriental.

Nosso grupo tão unido, ficara disperso no avião imenso de dois andares, com fileiras com 10 ou 11 assentos cada. Fiquei isolada, com um monte de chineses ao meu redor. Me senti muito perdida, ouvindo várias pessoas falarem alto e empolgadamente um idioma tão estranho para mim. E enquanto o avião não partia já tive uma prévia do que seria aquele vôo. Pessoas amontoadas em pé e fazendo muito barulho. Barulho chinês. Pensei: "Pelo menos vou poder dormir, se eu pudesse apagava aqui e só acordava na chegada em Pequim." Seriam cerca de 10 horas de viagem e na verdade eu pude fazer muito mais do que dormir naquele vôo. O meu assento ficava em um grupo de 4 lugares no meio do avião. Já vi que teria que passar pelo constrangimento de incomodar alguém para me levantar, mas tudo bem, faz parte.

Com o avião já no ar, eu tentei me distrair enquanto o sono não vinha. Coloquei os meus fones. Dentre as opções: música oriental. Eu me senti realmente do outro lado do mundo, imersa em uma cultura tão diferente da minha. Foi uma sensação muito estranha, queria muito ter brasileiros por perto para comentar como estava sendo a experiência. Poderia fazer isso sem o menor constragimento, pois o português deve ser tão estranho para eles quanto o chinês foi para mim.

Tentei dormir, mas em vão. Me sentia expremida no meio de tanta gente. Depois do jantar, os comissários de bordo começaram a passar com carrinho para venda de produtos da Duty Free. Um alvoroço se instalara então, as pessoas ficaram muito empolgadas, nem mesmo esperavam, saíam de seus lugares na direção dos carrinhos para fazerem suas compras. Que cena! Me senti em uma feira. Decidi então sair do meu lugar e dar uma voltinha, já que pelo visto, isso é totalmente comum em um vôo chinês. Fui procurar por alguns amigos brasileiros.

Conversamos e vi que eu não estava só no meu estranhamento. Juntos, até rimos da situação, pensando em como esse vôo foi diferente de qualquer outro que já fizéramos antes. Enquanto conversávamos, decidimos puxar assunto com um jovem casal (chinês) que estava atrás de nós. Passamos primeiro um tempo confabulando "o que vamos perguntar para eles?". Começamos a nossa conversa, com nosso inglês de improviso, procuramos depois saber se eles já tinham ouvido sobre Jesus. Por incrível que pareça eles não sabiam de quem estávamos falando. Ficamos surpresos com a resposta deles. Sentimos mais uma vez como estávamos, mesmo dentro de um avião, em uma realidade muito diferente da brasileira.

Comentários

Lily disse…
Amiga, ainda sou uma leitora fiel sua!RS à lá Carolina!

Amei o layout ficou ótimo! ótimo mesmo! Eu disse ótimo!
Isso mesmo reconte as histórias da tua vida que Deus tem permitido escrevre através de ti.

Um beijo!
PS: Amei saber da experiencia do avião... heheh Deus tem multiforma graça mesmo!
E pena q ainda tem gente q nunca ouviu falar de JEsus.

Postagens mais visitadas deste blog

Fundo de Tela

Rastro de flores

Por que continuo crente em 2021?