Pendências parte 2: "Voltei [de] Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço"


Depois de mais de um mês em Recife, eu realmente estava com saudades do meu Rio de Janeiro. Mas, não quero fazer desfeita com os recifenses, por isso essa postagem é em homenagem a eles.

Em janeiro de 2008 passei o mês em um projeto missionário (o que é um projeto? Isso renderia outro post.) em Recife. Dentre as muitas atividades que eu e mais 90 pessoas fazíamos estava: evangelismo, discipulado, apresentações musicais... etc etc.

Eu diria que foi intenso. Muitas atividades, pouco tempo, muitas pessoas para conhecer, de vários lugares do Brasil. Foi muito bom também. Me lembro do lugar em que ficamos alojados, sei que nem todos deram a sorte que eu dei. Mas no meu quarto ventava muito à noite e eu até sentia frio. Algo muito incomum em uma cidade do nordeste barsileiro e em pleno verão. Eu me lembro também da primeira vez que andei pelas ruas do centro da cidade. Foi um momento de grande tensão. Minha amiga recifense me guiava e tentava me deixar atenta. Dizem que Recife é uma cidade violenta. Durande a minha estadia em Recife, eu acreditei mesmo nessa tal de violência. E fazia tudo direitinho: andava rápido, não falava com estranhos, e posicionava a minha bolsa estrategicamente sempre à minha frente. Coisas que eu não faço por aqui, mesmo conhecendo os perigos.

Mas eu quero falar de coisas boas, senão isso não será uma homenagem... hehe. O que eu mais gostei de lá foram as pessoas. Os recifenses (pelo menos os que conheci) são bem legais. Gostam de um bom papo. Conversei com vários deles e é engraçado, porque parece que eles, por mais ocupados que estejam, sempre vão arranjar tempo para conversar. Outra coisa que eu gostei foi de ver os rios que cortam a cidade, à noite. É uma cena muito bonita. As pontes (que são várias) ficam todas iluminadas. O centro histórico que dá para as margens dos rios, também tem umas casinhas antigas, bem conservadas(ao menos aparentemente) que ficam iluminadas à noite. O efeito das luzes refletidas no rio é lindo.

Bem já falei das pessoas, do lugar... para completar gostei muito de um milk shake de Nutela. Na verdade eu só tomei um golinho do copo de uma amiga minha. Mas posso garantir que ele fez um sucesso entre os cariocas que estavam no projeto. Por falar em comida, posso mencionar também que em Recife eu comi o melhor crepe de toda a minha vida!(Massa de chocolate, recheio de sorvete de morango, cobertura de chocolate, raspas de chocolate branco e de chocolate ao leite). Como a Pri diria, comendo metade desses eu sou feliz...

Termino o post falando de algumas curiosidades. O pessoal de Recife tem um jeito de falar interessante, um ritmo difente. Eu gostei e confesso logo que tenho a maior facilidade em pegar sotaque, acho mesmo que quando voltei estava falando parecido com eles, mais cantado, com mais ênfase nas interrogações. Outra coisa interessante é o custo do taxi... muito mais barato que o do Rio!

Agora por que, mesmo estando em uma cidade com coisas legais, tive saudades do Rio de Janeiro? Por que gosto de feijão preto, porque o carioca sabe como ninguém dá informações sobre como chegar a um lugar, porque amo a comidinha da mamãe, e gosto muito da minha querida cidade maravilhosa!

Comentários

Leonardo disse…
Pô, me deu até uma certa saudade de Recife. Principalmente do crepe, hehe.

Postagens mais visitadas deste blog

Fundo de Tela

Rastro de flores

Por que continuo crente em 2021?